sábado, 25 de janeiro de 2014

NA TRINCHEIRA DO FALCON

Trincheira em Ovillers La Boisselle, França, durante a Batalha do Somme, em 1916.



NA TRINCHEIRA DO FALCON.

"Onde diabos esse rapaz arranjou esse nome para um blog?" 

Uma boa pergunta.

Inicialmente o "Falcon" faz menção ao meu apelido que ganhei no motociclismo. E para fazer justiça ao "pai da criança" preciso mencionar que o simpático codinome me foi dado pela figura ímpar e impoluta de "Paulada", um motociclista bem conhecido pelas estradas "brazucas". Um dia ainda faço um "post" falando dele, o homem que "engole vento e come asfalto".

Ao pensar em um blog eu queria colocar nele os assuntos de minha preferência, as coisas que mais gosto. E como meus gostos são um tanto variados, eu pensei em um nome que traduzisse essa minha "salada" de afinidades.

Porque uma trincheira? Queria que a imagem pudesse passar a ideia de uma profusão de coisas, juntas, bagunçadas, enfim, não somos todos multifacetados?

As trincheiras típicas da Primeira Guerra Mundial eram verdadeiras "cidades escondidas" em quilômetros de corredores. Nas paredes os soldados organizavam tudo, desde abrigos subterrâneos, depósitos de munição, comida, até pequenos armários improvisados, como podemos perceber na foto.

Ou seja, a trincheira é uma verdadeira "zona", tem de tudo, a Polly diria que parece com o meu escritório, ou "quarto da bagunça".

Achei essa alusão genial, afinal tenho minhas raízes militares, acreditem ou não, sou um 2º Tenente de Infantaria do Exército Brasileiro e também tenho a História Militar como uma de minhas grandes paixões.

A trincheira da foto ficava nos arredores de Ovillers La Boisselle, na França. Ela pertencia aos alemães, mas foi tomada e ocupada pelo 11º Batalhão do Regimento Cheshire, do Exército Britânico, durante a Batalha do Somme, em 1916. Podemos ver na rara imagem um soldado inglês vigiando a "terra de ninguém" e outros descansando. A foto é de Ernest Brooks.

Bem, é mais ou menos isso. Sou inexperiente em assuntos "informáticos", terão de ter paciência comigo, estou começando a aprender a usar essa ferramenta. Esse é um blog gratuito, quem sabe, se gostar mesmo da ideia faço um mais "profissional" um dia.

Preciso mencionar que Polly e meu amigo Paulo Fernandes foram os grandes incentivadores da ideia. Muitos outros amigos também tem sua parcela de culpa: Tulio Dantas é um deles. Portanto se acharem isso aqui uma "droga" reclamem com eles. Ou "metam o pau" nos comentários dos posts.

Nasce assim, humildemente e sem grandes pretensões, o NA TRINCHEIRA DO FALCON.

Bem vindos.





  

18 comentários:

  1. Excelente começo! Espero pelos próximos textos! :)

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. MONTANHA Combatente... "Somos fortes na linha avançada..."

      Excluir
    2. Montanha Guerreiro! Fortes e corajosos! Aguardamos novas missões! Faca na caveira! :-)

      Excluir
  3. Belo 'retrato' inicial! Continue... "Sempre em frente... não temos tempo a perder!" Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte Tio Allysson, aguardando os próximos posts. Não desanima!

    ResponderExcluir
  5. Começou bem Falcon! Parabéns pelo Blog! Ainda sou um aprendiz de blogueiro, vale a pena ressaltar que é uma ferramenta com muitos recursos...abraços

    ResponderExcluir
  6. Aeeee!!!! Parabéns, brother! Estamos de olho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que comentou como "unknown", assim nem posso agradecer... kkkk

      Excluir
  7. Parabens Allyson... Faz tempo que estamos esperando o seu blog; nos te admiramos muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional, Mano! Não bastassem sua cultura e erudição, vocé ainda é perspicaz e tem aquela visão mordaz do mundo que engrandece a crítica. Além do mais, como Drummond, é um "cafetão das palavras". Sua verve é excepcional e seus textos saem deliciosos de se ler, cada frase nos puxando magneticamente para a próxima. Já está nos meus bookmarks. Serei leitor assíduo!

      Excluir
    2. Meu querido irmão, de coração, não sei se mereço suas carinhosas palavras, mas elas me estimulam a melhorar mais a cada dia, afinal é uma grande responsabilidade cativar um leitor como você.

      Obrigado e forte abraço.

      Excluir
  8. Que orgulho do meu amor. Ansiosa para os próximos posts. Tenho certeza que quem o seguir, se enriquecerá com muita boa cultura.

    ResponderExcluir